Quinta-feira, Abril 28, 2005

Novo utilitário na PCMagazine - WMatch 3.0

Acaba de ser publicado meu mais novo utilitário na PCMagazine - o WMatch 3.0 (http://www.pcmag.com/article2/0,1759,1790135,00.asp).
Este é um utilitário que permite comparar diretórios, vendo as diferenças entre eles e permitindo sincronizá-los.
Ele permite comparar diretórios locais entre si ou um diretório local/de rede com um site FTP, sendo ideal para sicronizar sites, onde você modifica os arquivos em sua máquina local e faz o upload dos arquivos modificados para o FTP.
Outra característica deste utilitário é a sincronização automática de diretórios: você programa os diretórios a serem sincronizados, o intervalo de atualização e deixa o programa em execuçào ao lado do relógio. Na hora estipulada, a sincronização é feita sem nenhuma intervenção do usuário. Eu uso muito este recurso para copiar os fontes que modifico para outro computador ou para um pen drive, mantendo assim backups sempre atualizados.
Este é mais um utilitário escrito 100% em Delphi, vale a pena dar uma olhada.

Quarta-feira, Abril 06, 2005

Colocando uma combobox em uma DBGrid

Um leitor perguntou-me como colocar uma Combobox em uma DBGrid. Meu livro de dicas mostra como colocar um Combobox numa StringGrid, mas não numa DBGrid.
A DBGrid é um pouco mais complicada que a StringGrid, pois não existe o conceito de células como na StringGrid.
Porém, nem tudo está perdido: as colunas da DBGrid tem uma propriedade chamada PickList, que permite colocar as opções numa lista, que serão mostradas quando a coluna é editada.
Para preenchê-la, basta abrir o editor de colunas da DBGrid, selecionar a coluna desejada, abrir o editor da PickList e colocar as opções para aquela coluna. Assim, ao editar a coluna, abre-se a combobox.