Quarta-feira, Novembro 17, 2004

Lançamento do Delphi 2005

Hoje fui ao lançamento do Delphi 2005 em São Paulo. O salão estava cheio e a espectativa era grande, como em todo lançamento de nova versão do Delphi. Esta, em especial, pois une três produtos em um só: o Delphi para Win32, o Delphi para .NET e o C#.
Após as costumeiras introduções de marketing, o Daniel Politschuck carregou o Delphi 2005 em sua máquina. A IDE do Delphi 2005 é semelhante à do Delphi 8, com todas as janelas docadas numa só. Para quem está acostumado com o ambiente usual do Delphi, nem tudo está perdido: pode-se configurar a IDE para ficar com a cara antiga do Delphi, pelo menos para aplicações Win32.
Uma vez que você se acostuma com a IDE, ela fica muito interessante: tudo está lá, nas janelas - para criar um novo projetos, usa-se a Tool Palette, que tem os tipos de projetos disponíveis, por exemplo.
À medida que se muda de visão, as janelas mudam - na janela de código, uma das janelas é o Code Snippets, que tem pedaços de código que podem ser arrastados para o editor. A Structure View mostra os erros no código, à medida que vão sendo digitados. Como no Word, os erros de código são sublinhados e, ao colocar o mouse sobre o erro, uma hint mostra o que está errado. Ao colocar o mouse sobre uma classe ou função, o Help Insight mostra uma ajuda sobre ela.
Em seguida, ele começou a esnobar com as novas "features" de refactoring do Delphi 2005:


  • SyncEdit - ele selecionou um bloco de código - todas as variáveis passíveis de serem mudadas no bloco estavam sublinhadas. Ao mudar o nome de uma das variáveis todos os locais no bloco onde a variável era referenciada, mudaram de nome

  • Find Unit - ao clicar o botão direito do mouse no botão no nome de uma classe e selecionar Find Unit, o Delphi procura em que unit esta classe está definida e adiciona-a à cláusula Uses

  • Declaração de variável - usa-se a variável no código de uma função e este refactoring adiciona a declaração da variável na cláusula var da função

  • Extract method - seleciona-se u pedaço de código e ele extrai o código, criando um novo método para a classe - este refactoring verifica quais variáveis devem ser passadas como parâmetros e declara as variáveis locais. No lugar do código extraído fica apenas a chamada do método

  • Rename field e Rename type - pode-se renomear um campo ou mesmo uma classe e todas as referências a ela (mesmo em outras units) são renomeadas


Em seguida, o Daniel mostrou o histórico de atualizações. O histórico permite guardar e comparar as últimas atualizações do código e das Forms. Pode-se reverter ao estado de qualquer uma das versões disponíveis, ou ver quais as mudanças que foram feitas entre as versões.
Outra novidade no Delphi são os testes unitários. O DUnit e o NUnit já vem instalados no Delphi, com Wizards para criação de projetos e classes de teste. Finalmente foi mostrada a integração com o Caliber (ainda em testes) e a integração com o Starteam (uma licença do Starteam standard está incluída com o Delphi). Isto facilita bastante o gerenciamento de requisitos e rastreabilidade do código - o fato de não precisar sair da IDE para fazer o gerenciamento facilita bastante a utilização das ferramentas.
Ufa... Coffee Break. Pausa para respirar um pouco.
Segunda parte da apresentação. O Renato Quedas fala sobre Banco de dados e Web. O início é para dizer que foi portado o dbGo (ADO) para .NET, além de novos componentes para bancos de dados.
Em seguida, ele apresenta o Data explorer. Na IDE pode-se ver os bancos de dados definidos, abrir as tabelas, copiar tabelas (mesmo entre bancos de dados diferentes. Uma coisa muito interessante é o teste de stored procedures. Ao abrir uma stored procedure, o Data Explorer coloca os parâmetros numa grid. Podemos preencher estes valores e testar a procedure. Da mesma maneira, podemos usar o SQL Qindow, onde podemos entrar com sentenças SQL.
Como se isso não bastasse, ele faz uma aplicação cliente e uma servidora, que conversam entre si usando remoting. Para isso, ele usou os componentes DataSync e DataHub.
Ao apresentar a facilidade de desenvolvimento Web com Asp.Net, ele fez uma aplicação cliente Asp.Net, que acessava o mesmo servidor que havia criado anteriormente. Um componente muito interessante que ele mostrou é o DBNavigatorExtender: ao colocar um destes componentes na Form, os botões normais passam a poder ter funções de movimentação do Dataset, sem precisar escrever código.
O final da apresentação foi sobre ECO II, que faz a ligação Objeto/Relacional para a aplicação - ele mapeia o banco de dados para objetos e dá toda a infraestrutura para trabalhar com eles. Por exemplo, temos uma tabela de clientes. O ECO lê esta tabela e cria um objeto Cliente. Para criar um cliente e preencher seu nome, basta fazer:




NovoCliente := Cliente.Create;
Cliente.Nome := 'Novo nome';

Finalmente, a apresentação acabou com os sorteios (não ganhei nada :-()
Ao sair da palestra, estava realmente impressionado: esta versão está ótima e cheia de novidades. A palavra chave é integração. As ferramentas estão integradas à IDE e pode-se trabalhar com maior produtividade, mesmo usando ferramentas externas como o Caliber ou o StarTeam. As novas ferramentas de Refactoring, o DataBase Explorer e o ECO são a cereja do bolo e dão um toque especial à nova IDE.
Se você ainda não viu o Delphi 2005, recomendo ver a agenda e inscrever-se na apresentação mais próxima de você.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home